quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Análise Crítica

Terra Papagalli é uma obra ficcional escrito por José RobertoTorero e Marcus Aurelius Pimenta e embora publicado pela primeira vez em 1997 tem uma linguagem do século XVI que é o mesmo período em que se passa a história, época também do “descobrimento” do Brasil.
Sinopse:
Cosme Fernandes estudava para ser padre, mas acabou se apaixonando por Lianor e eles acabaram se relacionando, em punição desse ato foi condenado a embarcar num navio rumo às índias. Lá fez amizades entre elas a mais importante com Lopo de Pina. Ao chegar a terra encontraram os nativos do local, a forma mais fácil de socializar era dando presentes, alguns chegaram a se casar com as nativas, se envolveram em guerras que a tribo perdedora servia de alimento ou viravam escravos. Com isso Cosme criou um porto e começou a vender escravos para navios que ali passavam, o negócio cresceu muito e seu baú já estava cheio de moedas, mas chega um representante de Portugal afirmando que a terra era dele. Cosme foge e cria um povoado chamado Cananéia. Com toda essa riqueza Cosme é roubado e traído pelo seu “amigo” Lopo de Pina. Após nove meses Cosme tem noticias de que Lopo havia se tornado conselheiro de Sua Majestade que estava vindo com uma armada para  Brasil. Um ano depois Cosme resolve se vingar e acabar logo com tudo isso. Enfim, não quero dar mais spoiler isso basta para que você perceba que è uma ótima opção pra quem procura um livro com ficção, história ( período pré-colonial brasileiro), humor e critica a sociedade.
É uma narrativa, mas têm várias outras formas de texto como: diário, carta, bestiário, vocabulário, lenda, ficção, mito, etc. Boa dica também para quem quer se aprofundar no estilo da Literatura Humanista e Classicista. Tem características humanistas como o modelo clássico e a valorização das emoções humanas e classicistas como a critica as explicações e a visão de mundo pautada pela religião e o Universalismo. Ou seja, fala dos defeitos que tem cada ser humano, do caráter de cada um e que não se pode confiar em ninguém mesmo sendo seu amigo e percebe-se que quando cita os Dez mandamentos( Mandamentos para bem viver na Terra dos Papagaios) além de associar aos Dez mandamentos cristãos faz críticas a ações humanas, a corrupção, a credulidade, a infidelidade, vícios que estão presentes em nossa nação. Traz uma avaliação critica e julgadora do processo de formação do país num tom bastante irônico. Há um entretempo que crítica características do Brasil atual e a época da colonização.
Embora ter sido um livro para a aula de português que eu meio que fui obrigada a ler, é uma obra interessante e brasileira, não é mais um daqueles livros chatos que você só lê porque vai cair uma ou duas questões na prova. E realmente me prendeu. Espero que se divirtam.
Bjus <3 Xoxo.

FONTES:https://naosaoapenaslivros.wordpress.com/2014/07/22/resenha-terra-papagalli-jose-roberto-e-marcus-pimenta/, http://www.salesianorecife.com.br/rede/public/arquivos/tarefa/20150430224214analisedolivroterrapapagalli1o.ano.pdf, http://revistabrasil.org/revista/resenhas/terrapapagalli.html, http://danislaga.blogspot.com.br/2014/09/resenha-do-livro-terra-papagalli.html#.V6KGutQrJkg

Nenhum comentário:

Postar um comentário